Com as poucas imagens lançadas de Battlefield 3 é possível notar que a qualidade técnica e visual do game é fenomenal, deixando todos os outros shooters comendo poeira. Até mesmo Crysis 2, que é um belíssimo jogo, perde um pouco o seu encanto quando lado-a-lado com Battlefield 3.
A DICE não economizou ao dizer que sua engine Frostbite 2 é a melhor do mercado, e pelo que vemos só podemos concordar. Uma grande dúvida é, como esta engine funciona? De acordo com o gerente de marca de Battlefield 3, a engine pode ser quebrada em 5 pilares...
Animação
Logo no início da exibição do vídeo, quando o esquadrão desce do APC e caminha em direção ao briefing em um beco iraniano, é possível perceber a qualidade da animação do jogo. A DICE incorporou ao Frostbite 2 a engine ANT (EA Sports Animation Technology) para conseguir reproduzir movimentos tão fiéis a realidade.
Os personagens passam a noção de peso e firmeza ao pisar no solo, seus pés pisam com realismo passando a impressão de que o cenário está ali de verdade e não que é somente uma skin em um computador. Este realismo faz com que a animação de outros FPS, como Homefront e Call of Duty, pareçam ridiculas.
Semelhantemente as transições entre em pé e agachado, e depois deitado são suaves e contínuas, assim como o recarregamento de armas e disparos de tiros.
Destruição
Destruição tem sido um sinônimo de Battlefield desde a criação da engine Frostbite em Bad Company. Com o poder de fogo da nova engine, Frostbite 2, podemos esperar explosões extremamente realistas. E não é só as explosões que faz deste jogo especial, e sim os pequenos detalhes. A forma com que a poeira é gerada e se expalha pelo mapa, a luz do sol sendo obscurecida por uma fumaça negra, a sombra de todo e qualquer objeto sendo projetada no cenário. Tudo isso faz deste jogo único.
O nível de realismo e imersão é incomparável. Nada foge da física, atire em qualquer coisa, seja uma planta, um carro, um muro ou uma vidraça e eles irão quebrar como quebrariam no mundo real.
Com tudo isto é possível criar cenas incríveis, todos que assistiram o vídeo de 12 minutos e viram o prédio sendo demolido sabem exatamento do que estou falando.
Escala
Boas notícias para os jogadores de PC, os mapas de BF3 serão gigantescos. O jogo comportará 64 jogadores online e para acomodar tanques, helicopteros, aeronaves e tanta destruição, não era para ser por menos.
Detalhes sobre o modo online ainda não foram divulgados, mas pelo que foi visto, e pela experiência que passamos com Bad Company 2, o modo online será estonteante.
Renderização
Acredito que o efeito que mais deixou os fãs de boca aberta foram os efeitos de luz. Feixes do sol passando por frechas em becos escuros, sombras suaves sem nem ao menos uma falha sendo projetadas por todo o cenário.
Para obter este efeito a DICE teve que trabalhar muito, para ter uma idéia da magnitude desta engine em Frostbite 2 se o jogador atuar sobre qualquer coisa no cenário todo o cenário é redesenhado para propagar o efeito da luz que a atuação irá causar. Ou seja, se você destruir um farol de um carro, abrir um buraco em uma parede, ou derrubar uma construção inteira, o efeito de luz é refletido em todo o cenário para que ele pareça o mais real possível.
Na foto acima, os globos brancos são pontos de luz da engine, para ter uma idéia cada ponto de luz (globo branco) tem mais informações a respeito da luz do que as informações de um mapa inteiro de Bad Company 2. Dando uma idéia do poder desta engine.
Audio
A última pilastra de Frostbite 2, que também não deixa por menos, é o som. Design de som já é uma marca registrada da DICE e Battlefield 3 terá esta engine melhorada.
O som não será apenas alto. Ele será um componente a mais que é o decibel. Ou seja, o som de objetos próximos irão diminuir a percepção de sons longinquos, criando um efeito de ambientação fenomenal. Além disso cada cenário foi tratado especificamente para compor o efeito do som sobre cada material, ou seja, se você está próximo de uma parede o eco do som nesta parede irá alterar a percepção por parte de seu soldado, se você está em um campo aberto o som da sua arma e das armas disparadas ao seu redor soam completamente diferente.
As expectativas são altas para Battlefield 3 e temos certeza que o a DICE sabe o que está fazendo e irá entregar um produto que irá deixar muitas outras produtoras sem reação. Enquanto isso, só nos resta aguardar.
VIA
0 Responses so far.
Postar um comentário